segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A nova magia do cinema

É um fato, teves gigantes e sistemas de áudio 5.1 ou maiores estão ficando acessíveis as classes mais médias. Ou seja eventualmente (graças a facilidade de se conseguir um filme hoje em dia) o público do cinema irá diminuir. O que pessoalmente eu acho ruim já que a experiência do cinema enriquece muito mais alguns filmes (mas só alguns).
Sejamos francos é meio díficil para o cinema competir com internet rápida e tv's 1080p com um som 5.1. Mas ele tenta, e a velha moda é o 3d.

Fui assistir Coraline esses dias, eu nunca havia visto um filme em 3d fora do hopy hary ou da velha fórmula que é um passeio por uma tela onde pedras porcamente animadas por CGi caem parecendo sair da tela. O que por si só não quer dizer nada. Mas ao contrário do que eu penssava um filme 3d não é uma coletânia exagerada de efeitos que fazem as coisas "saírem da tela" para impressionar as pessoas. Pelo menos nesse. Achei que a sutileza em que o recurso fora empregado agradável. Não vou entrar em méritos do filme, isso aqui não é um review. Quero falar de como o cinema ainda pode ser atrativo num mundo onde baixo um filme recém lançado em 1 hora e assisto numa tela gigante deitado no sofá.
Obviamente é díficil ver o quanto esse tipo de recurso atrai gente ao filme, eu assistiria coraline indepedente de como o filme fosse exibido única e exclusivamente por ter apreciado o trabalho anterior em stop-motion do diretor (Estranho mundo de Jack (se eu não me engano)). Alias a quantidade de crianças na sala era enorme (se bem que algumas se recusavam a por o óculos com medo do que saísse da tela), essa é a grande razão do 3d em filme atrair a garotada e consequentemente os pais, mais isso não dará certo a não ser que o povo comece imitar a pixar e fazer animações que os dois níveis de público consigam apreciar (Coraline (ao meu ver) conseguiu). Para atrair o público mais velho (e consequentemente que já deva ter o home theater) é melhor investir em coisas exclusivas (estou louco para experimentar aquele cinema caro pra cacete que tem aqui em são Paulo) tais como poltronas gigantes, pipoca cheia de frescuras, atendimento na sala de projeçao, mais conforto e (o mais importante) ar de exclusividade.

Não é fácil para o cinema concorrer com a facilidade, mas o cinema esta se saindo bem, quero logo minha pipoca trufada com azeite vendo filmes da pixar 3d.

2 comentários:

Anônimo disse...

mas é que no cinema voce nao pode ter um controle remoto. isso é tudo.

Wilson disse...

Acho uma blasfêmia pausar filme na metade. XD