sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Do Battlebots Dream of Electric Sheep?

Bem, eu tenho que admitir leitores. Além de gostar de robôs (e construi-los) os meus são máquinas do mal, criados única e exclusivamente para se destruir em uma arena que tal qual a cúpula do trovão apenas um robô (dos dois que entram nela) sairá vivo. Eu construo robôs de combate, me desculpem.

Mas para que se usa um robô de combate?
Basicamente para participar da Guerra de Robôs. A alguns anos atrás nos EUA (terra com um dos maiores coeficientes pessoas/patentes do mundo (logo deve ser a terra dos desocupados )) esse tipo de evento foi criado, logo ele começou a tomar proporções grandes e a Guerra de Robôs virou um hobby praticado por muita gente (ele chegou a passar na ESPN e houve categorias de robôs de 250 quilos).
Aqui no Brasil a Guerra tem caráter completamente universitário, muitas faculdades de engenharia usam suas equipes como portofólio para atrair alunos ou investidores. Há algumas equipes particulares (como a minha, a toda poderosa (mas nem tanto) AtomicBotz). E é ainda um evento completamente underground sendo televisionado apenas em canais regionais (praticamente todos os eventos são realizados no interior (menos o campeonato que ocorre na ENECA(Encontro Nacional dos Estudantes de alguma coisa com CA (deve ser controle e automação)))) e sem nenhum tipo de cobertura mais ampla, ou seja os únicos participantes são os escolhidos a dedo pelos professores ou nerds em estágio terminal de decomposição social como eu. Mesmo sendo um evento desse calibre a regra nos campeonatos daqui é o improviso, como ainda não há um mercado bem estabelecido de soluções práticas para a construção de robôs de combate muitas das coisas que construímos são completamente amadoras e improvisadas, pelo menos para mim isso dá um tempero todo especial as nossas competições.
A Atomicbotz (minha equipe) é formada basicamente por um bando de amigos meus que se reuniram em torno de um poster anunciando um evento numa tarde de ócio no instituto de física, de lá para cá nos tornamos uma equipe oficial com 4 projetos, sendo que 2 deles se encaixam na categoria porra louca da POLI, onde participamos sempre que possível dos eventos deles. Atualmente estou na missão de coletar informações sobre alguns componentes eletronicos para minha equipe e esse ano participaremos denovo de um evento oficial e se nossos robôs corresponderem ao meu renovado animo com os robôs estaremos disputando colocações importantes.

Fiz esse post pos pretendo transformar o boteco (também) no meu build tread do que rola na AB e acho que seria sacanagem se meu público (que aumenta cada vez mais) não soubesse porra nenhuma do que eu falarei nos próximos meses.

Nenhum comentário: