quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

botecodeesquina explica:Os novos modelos de mercado, de distribuição digital

Antes de mais nada devo pedir desculpas, esse será mais post longo e enfadonho cheio informações que podem até ser úteis, ou não.

Provavelmente todos que estão lendo isso agora cresceram no meio dos mp3, eu praticamente lembro da transiçao. Não vou entrar em pormenores históricos, provavelmente outro blogueiro já o fez bem melhor do que eu faria aqui, vou falar apenas do começo do fim dessa transição. A itunes Store, o Steam e os serviços online do PS3 e XBOX360 (enfâse no play3 porque é o unico que eu conheço).

Bem esses são os serviços que para mim tem mais destaqueno novo modelo de comércio de digamos "produtos com proteção de propriedade intelectual" o itunes store era o mais limitado (e o mais famoso) mas explicarei no decorrer do (longo!) texto.

O itunes Store provavelmente é o motivo da apple ter criado o ipod, pessoalmente acho que eles contavam quase que única e exclusivamente com o carisma do produto para impulsionar a loja virtual, basicamente a loja da apple vende músicas e videos (antes protegidos de uma maneira brutal através do DRM) e é a maior loja de mp3 da net não tenho certeza se as músicas de lá sem proteção rodam em qualquer lugar mas todos os arquivos de lá protegidos rodam apenas no itunes, isso pode caracterizar venda casada mas foi isso que as gravadoras exigiram, recentemente a apple exigiu que as gravadoras desistissem do DRM sob a "ameaça" de ter todos os arquivos retirados da loja (manobra suja e ladrona, mas é para o bem do consumidor (:P)).
O Steam é o programa de distribuição da Valve e falar dele é impossível sem uma rasgação de seda interminável, para começar o serviço é tão bom que as concorrentes de Valve estão distribuindo seus jogos pelo Steam, além de de ser um serviço de compra de jogos é uma comunidade, você pode adicionar amigos, chama-los para jogar, alugar jogos e o atendimento ao cliente é excepcional, ouvi um relato em que o cara recebeu devolta o dinheiro por uma compra porque se interessou por um pacote que continha o jogo que ele havia comprado, isso antes do tal pacote ser lançado.
A PSN Store é o serviço lançado para o playstation 3, para mim é o que oferece a maior flexibilidade de manejamento do produto que você compra. Basicamente você pode baixar o que você comprar lá um número indefinido de vezes em vários consoles diferentes. Em outras palavras, você pode compartilhar seus jogos com seus amigos como bem entender, não posso falar se é possível fazer isso com os filmes já que a parte da loja que cuida disso não é aberta ao Brasil. O XBOX Live é um serviço semelhante, mas até onde eu sei não rola o compartilhamento

Bem, o que esses modelos podem nos ensinar? Primeiramente ao que tudo indica ao contrário do que as grandes empresas (ou pelo menos as partes dela que cuidam da música e video) o compartilhamento não causa danos os lucros da companhia, como pode-se ver pelo serviço da Sony para vender jogos através da rede do psn, ok. O público alvo da psn é diferente, são usuários do playstation3 lógico que esse público não é o internauta comum e que a distrubuição do jogo comprado ficará limitada a rede do PS3, mas mesmo assim é um grande passo e a itunes Store foi para o mesmo lado já que teoricamente músicas sem DRM podem ser compartilhadas. O sistema da Valve não tem essa "vantagem" mas o modelo de serviço dela compensa isso através de um atendimento superior e a criação de uma rede social gamistica.

Ao que tudo indica essas 4 lojas virtuais são o começo do fim do modelo de distribuição de música, videos, jogos e filmes. Elas, ao meu ver, vão achar o seu lugar (não vão substituir a mídia física (eu ainda quero ter minhas caixinhas style!!!!)) no mercado e aos poucos as gravadoras vão entender que isso não ameaça seus lucros.

E qual será o próximo passo?
Bem o boom do mp3 começou com o lançamento do rio da creative com seus incriveis 32 mega de memória, hoje em dia temos os primeiros ebooks readers e os livros em pdf não precisa ser um gênio para saber que a mesma coisa que aconteceu com o mp3 vai acontecer com os livros. Quero logo o ipod dos reader!

No mais, perdão pela ignorância, eu fiz esse post sem cosultar nada então eu devo ter cometido os mais aterradores erros (não de português, esses vocês já se acostumaram).

No mais², eu não fiz nenhuma piada escrota hoje, sinto um vazio em mim.

Nenhum comentário: