terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lugar comum

Um lugar comum de minhas postagens aqui no boteco é minha recorrente insônia, não há nenhum motivo aparente para que eu a tenha com tamanha frequência (talvez meu cérebro goste de ouvir The Who de madrugada, sei lá), por outro lado sei que minha capacidade criativa é aumentada (um indicio disso é o número de posts que há nesse horário aqui no boteco). Hoje como não é uma madrugada diferente usarei esse espaço para algo completamente inutil. Antes de iniciar isso aos que não sabem eu preciso comunicar que construo robôs, é um hobby meu, me desculpem.

Geralmente os robôs que eu construo com minha equipe são grandes, relativamente complexos e muito robustos, mas hoje eu definitivamente não vou falar deles pois os BEAMbots (se você queiser algo mais completo sobre eles recomendo o wikipedia) me chamaram muito a atenção.
BEAMbots são robos extremamente simples e analógicos. Para aqueles que não sabem a diferença entre o analógico e o digital é que o analógico é true mano! Ou seja, o sinal recebido pela tecnologia analógica e armazenado/processado sem alterações em seu formato, já a tecnologia digital armazena o sinal por números (em geral (até onde eu sei (não se esqueçam que eu pesquiso muito pouco para fazer um post (no máximo wikipedia))) binário ou hexadecimal). Sabendo disso podemos dizer que os BEAMbots são capazes apenas de reações simples, além disso há todo uma filosofia que o pessoal tem para fazê-los mas eu acho que isso não passa de bullshit de fanboys gordos comedores de pringles.
Como esses pequenos robôs são muito simples a maioria de suas ações são resumidas pelos conjuntos de componentes desses robôs e como eles se comportam ao receber algum estimulo (eu conheço algumas pessoas que se comportam quase que da mesma maneira) eles existem das mais variadas formas (alguns até planam).

Agora que eu dei um tapa sobre os BEAMbots para vocês lá vou eu à Ifigênia comprar meia duzia de motor velho e fazer meu pequeno enxame de robôs dominadores do mundo.

Nenhum comentário: