quinta-feira, 12 de março de 2009

Pen drives em qualquer lugar

Com certeza esse pendrive nunca ficará de fora de uma lista dos pendrives mais inusitados encontrados por ai. Que pena que esse cara só tem 2 giga no dedo, espero que seja fácil para ele fazer upgrade na prótese (tenho medo se ele tiver de fazer upgrade de firmware no dedo O_o').

Bem, mas não apareci aqui as 6 da madrugada para postar uma notinha legal. Vou voltar a minha velha forma com um bom post longo e chato.

Para aqueles que nasceram diretamente na era do pendrive não devem saber mas ele provavelmente foi a pá de cal na sepultura do disquete (que já estava em coma anos antes do pendrive chegar) e do cd-r e cd-rw. E ele ainda não enterrou o companheiro dvd ainda pois ele é o formato dominante para a distribuição de filmes por ai (por enquanto muhahahahaha), e também sempre é bom ter uma mídia de beckup onde seus dados podem ser facilmente apagados apenas se, por exemplo, o disco for colocado no microndas, ao invés de uma simples plugada acompanhada de delete (e não me venha com encheção de criptografica, você sabe que o usuário comum só faz isso quando picas nascem de suas testas).
Bem eu vi a acenssão do pendrive, rio com meus amigos falando das pequenas fortunas que paguei por pendrives que hoje mal dariam para acomodar meia dúzia de pdf's ou 1 video em fullHD. E tenho no meu bolso, hoje, mais do que alguns computadores tinha no HD a uns 10 anos atrás.
A capacidade de armazenamento deles a sua usuabilidade e compatibilidade foram, para mim, o grande tchan que fizeram as pequenas canetas de drive virarem um acessório tão indispensável hoje. A não ser que você seja um fanboy loco e resolva formatar seu pendrive em raiser ou o caralho que o valha você pode plugar seu pendrive em qualquer computador do mundo (que preferencialmente tenha um conector usb e qualquer SO com menos de 8 anos de idade) e este, tal qual uma putinha, vai aceitar prontamente seu dispositivo e automaticamente criará um monte de dummy file e uma pasta de lixeira no sistema de arquivos de seu pendrive. Ah! Ele também vai poder ler os arquivos que você tem la dentro (na maioria das vezes).
Os pendrives só tem um (dois) defeito(s), em geral eles são objetos perdíveis. E eles muito de vez em quando simplesmente morrem de falência múltipla dos microcontroladores e você só pode chorar a perda de seu trabalho e todas as 703 horas que você passou elaborando ele.
Com certeza os pendrives vão dominar o cenário do armazenamento portátil. Mas um dia os cubos holográficos entrarão no mercado e como consequência o mundo esquecerá que um dia houveram pendrives e todo mundo ficara feliz com o novo formato de armazenamento. Já que cubos translucídos são muito mais legais que dispositivos USB.

Nenhum comentário: